Brevemente

Pragas

Processionária do Pinheiro

A Processionária do Pinheiro é um insecto que predomina nos pinheiros onde se faz as suas posturas, os seus ninhos e onde se alimenta. Esta espécie quando em lagarta está coberta de pêlos que representam um risco para a saúde, uma vez que após o toque nos mesmos podem originar alergias que causam irritação na pele, irritação nos olhos e/ou problemas respiratórios.
Cada Processionária do Pinheiro coloca os seus ovos na copa da árvore, onde eclodem e dão origem ás lagartas. Para se conseguir eliminar esta praga é fundamental Identificar atempadamente a possível infestação, pois assim conseguiremos realizar os tratamentos antes que esteja totalmente desenvolvida. A identificação de uma infestação de Processionária do Pinheiro varia consoante a altura do ano, uma vez que a lagarta estará em diferentes estágios do seu Ciclo de Vida ao longo desse período.
Ninhos de seda nos topos dos Pinheiros – a partir de Dezembro.
Filas de lagartas a descer pelos troncos dos Pinheiros – durante a Primavera.
Ao longo do ano temos vários estágios que passam por:
Desde Junho até final de Setembro, as Traças adultas acasalam, sendo que as fêmeas colocam os seus ovos nos pinheiros.
Após alguns dias (30 a 40) os eclodem dando origem a pequenas lagartas que se irão alimentar da folhagem (agulhas) mais macias.
No final de Novembro, inicio de Dezembro passam a uma nova fase em que dão inicio aos característicos ninhos de seda.
Mais tarde com o aquecimento da temperatura inicia-se a alimentação que se torna mais intensa durante a Primavera, levando em muitos casos à desfolhagem dos Pinheiros.
Finda a primavera abandonam os pinheiros descendo pelo tronco em “procissão” procurando o melhor local no solo onde se enterrarem e ai passam á nova fase de crisálida.
Os tratamentos para controlo desta praga, podem variar entre tratamentos Fito-sanitários ou pela aplicação de sistemas de captura.

Tem alguma dúvida! Não hesite em nos contactar a qualquer momento.